São Chico

São Francisco de Paula é uma cidade da Serra Gaúcha, pertencente à Rota Romântica, um roteiro irresistível, onde a cultura alemã e o clima europeu são destaques.

São Chico, como é conhecido, é um lugar privilegiado com diversos atrativos turísticos, naturais, místicos e históricos.

Pra você que gosta de natureza tem que conhecer os parques, as cachoeiras, os rios e as barragens, já que a cidade está incrustada na região de maior densidade de quedas d'agua da America Latina.
Pra quem gosta de meditação, a cidade surpreende por seus diversos pontos em que místicos descrevem como centros de grande energia.  

O clima é um espetáculo a parte... A Mata Atlântica preservada e o clima de serra proporcionam desde dias lindos de sol - perfeitos para banhos de cachoeira e passeio ao redor do Lago - à dias de precipitação de neve, onde a companhia do fogão à lenha torna tudo mais romântico.

Enfim, passear em São Chico é emoção garantida!

Veja alguns dos motivos para visitar:

Até 5km da Terra do Sempre:

Lago São Bernardo
É um lago natural, com as margens ajardinadas, calçamento, piers e pedalinhos, rodeada de muita beleza e tranqüilidade. Tem extensão de 1900 metros e está a 1,5 km do centro da cidade. 
Integram a paisagem patos e gansos que convivem harmoniosamente com as pessoas que freqüentam o local. É considerado um ponto energético e místico.
Local ideal para caminhadas e prática de exercícios físicos, com estações de atividade identificadas com placas.
Também é um local para passear com a família, tomar um chimarrão, ler um bom livro ou simplesmente desfrutar da companhia maravilhosa da natureza.
Visitação gratuita e permanente.



 
Mirante do Pomar
Uma belíssima visão do Parque Municipal da Ronda, onde podemos vislumbrar várias cascatas. O Mirante do Pomar é aberto a visitação e fica no Pomar Cisne Branco.

Parque das 8 cachoeiras, 
Reserva particular de preservação, dispõe de acesso à, como o nome diz, 8 cachoeiras para visitação.  Local constituído por 130 hectares sendo 80 de mata virgem. Assim, como a Terra do Sempre, é adjacente ao Parque Municipal da Ronda.

Avenida Julio de Castilho, com suas atrações.
  •  Monumento à Cuia: Localizado no canteiro central da cidade, desde 1950, simboliza a tradição e a hospitalidade do povo gaúcho. Junto a ela está localizado o Marco Comemorativo ao Cinqüentenário do Município, que simboliza gratidão a todos que colaboraram para o progresso da cidade e  o marco em homenagem aos expedicionários da segunda Guerra Mundial nascidos na cidade e que lutaram nos campos de batalha da Itália.
    Visitação permanente e gratuita.
  • Monumento ao Negrinho do Pastoreiro: Localizado no canteiro central, é uma obra do escultor Vasco Prado simbolizando e cultuando as tradições através de lendas do Rio Grande do Sul.
    Visitação gratuita e permanente.
  • Monumento ao Gaúcho Carreteiro: Também localizado no canteiro central, é uma homenagem aos desbravadores da região. Projetado e Realizado pelo artista plástico uruguaio Sérgio Centurion.
    Visitação gratuita e permanente.
  • Miragem Livraria: Sucesso entre turistas, a característica principal da livraria é retratar e manter os valores serranos. O prédio atual foi inaugurado em 2008, no entanto, a Miragem Livraria completa uma década no dia 02 de outubro de 2010. a Miragem, não poderia ter um nome mais apropriado, pois é grandiosa , tem alma. é um lugar único e incomparável.Visita obrigatória! Contato: 54- 3244 2592
  • Prédio Histórico da Prefeitura Municipal: Construído em 1907, mantém a arquitetura original e hoje é a sede da Secretaria Municipal da Fazenda e da Secretaria Municipal de Agricultura.
    Visitação Gratuita.
  • Feira do Produtor Rural: Uma ótima oportunidade para quem quer levar um pouco dos sabores de São Chico para casa é a feira do produtor Rural que ocorre todas as terças, sextas e sábados das 8:00 às 18:00, diversos produtores do município participam. Não deixe de experimentar o queijo Serrano, típico da cidade.  


Até 10 Km da Terra do Sempre:

Museu do Automóvel
Arte e história! Esse é o mais recente museu de carros antigos do Brasil, o Tatos Garage, do colecionador Carlos Eduardo Wahrlich e apresenta veículos das décadas de 20 a 70, brasileiros, americanos e europeus.
Também deve ser chamada a atenção para o prédio do Museu, muito claro e confortável para carros e visitantes.
Horário de Atendimento: Das 10h. às 12h. e das 14h. às 18h. - Sábado, domingo e feriados. Atendimento em outros horários somente para grupos com reserva antecipada.

Museu


Igreja Matriz
Igreja ampla, de 1964, retrata no seu interior a devoção do povo serrano, com um interessante conjunto de vitrais. As Portas da Igreja foram esculpidas à mão por Tarcisio Nodari, entre 1967 e 1968, levando em torno de seis meses para conclusão da obra. Os vitrais da igreja matriz foram doados por famílias da cidade e retratam a história da Via Sacra.
Horário de visitação todos os dias das 8h às 18h visitação gratuita.




Monumento a São Francisco de Paula
São Francisco de Paula, padroeiro do município, criado pelo artista plástico Rigon com materiais reciclados, em 1996. A mão erguida está direcionada a cidade, no sentido de abençoá-la e saudar os visitantes. Visitação permanente e gratuita.

Arquitetura
As típicas construções em madeira podem ser vislumbradas ao longo da Avenida Júlio de Castilhos e por toda a cidade.
Visitação Externa.

Artesanato
A população atual de São Chico e suas atividades econômicas originais resultam da ocupação portuguesa baseada em sesmarias dedicadas à pecuária, que se impôs às sociedades indígenas nômades e coletoras, primeiras ocupantes do território. Do século XVIII ao início do século XX, o movimento das tropas de gado ligou o sul do Brasil à região de São Paulo.
Assim, a produção artesanal aqui é fortemente marcada pelas atividades que trabalham o couro e a lã. A cidade possui diversos artesanatos e 2 "Casas do Artesão".

Fontes Imagens: FBVA e Secretaria de Estado do Turismo do RS.