Sempre aberto das 8h às 18h e sem necessidade de agendamento.
Localizada numa área de 15 hectares de Mata Atlântica inexplorada, lindeiro e integrante do Parque Natural Municipal da Ronda – Unidade de Conservação de Mata Atlântica – a Terra do Sempre está a uma altitude de 600m acima do nível do mar, sendo um ponto de alta concentração de energia e adrenalina, distante da poluição e do caos urbano. Quem visita, volta sempre!


Oferece Atrações auto-guiadas e independentes sob instruções para ecoatividade, totalmente sinalizadas e ecotécnicas por escadas, cordas e corrimões:
Pelo micro clima, sempre refresca e à noite dorme-se de cobertor. O clima é de montanha e no inverno - com sorte – vê-se neve.
"Cachoeiras no Quintal - Trilha Leve" - circuito de 30 minutos para 6 atrações, com rios e cachoeiras balneáveis, em trilhas ecotécnicas e autoguiadas. Possível contemplar mesmo em dias chuvosos, tão amigável é o percurso.

Alicerçado nos pilares do Ecoturismo e da Sustentabilidade, aqui vivencia-se o contato íntimo com a natureza, utilizando os recursos naturais sem comprometer sua capacidade de conservação e ainda promovendo melhorias físicas e culturais.
A Terra do Sempre oferece os mais variados atrativos naturais e é povoada de animais endêmicos deste bioma como jaguatiricas, veados mateiros, esquilos, mãos-pelada, quatis, graxains, lagartos, bugios, entre outros. Há registros da presença de onça-parda, também conhecida por leão baio ou puma, além de aves como tucano, beija-flor, macuco, papagaio-charão, outras aves e diversos outros seres, na sua singularidade. Abençoado pela natureza, o lugar destaca-se pela beleza de suas cachoeiras entre rochas e vegetação nativa, ecologia e lazer com aventuras vivenciadas em sua plenitude.
Encravada nos contrafortes da Serra Geral, a Reserva Biológica da Terra do Sempre é coberta por uma das florestas tropicais mais ameaçadas do mundo: a Mata Atlântica (Floresta Ombrófila Densa e Floresta Ombrófila Mista), em ótimo estado de conservação. É freqüente a ocorrência de palmiteiro, canelas, figueira, cedro, louro, ingazeiro, quaresmeira, epífitas entre outras centenas de espécies vegetais nativas.
Recomendações e Dicas:
Prepare-se para não precisar do celular. Todas as operadoras funcionam, mas há alguns pontos sombreados.
Se você vem de Porto Alegre, são 130 Km e é só seguir a Avenida Assis Brasil e pegar a estrada de Taquara. Clique aqui e veja a rota no Google Maps.
Se vem de ônibus até São Chico, veja aqui os horários e pegue um taxi no ponto em frente à rodoviária daqui;
Escolha um tênis usado e com solado antiderrapante. Como podem molhar, traga um par extra ou utilize sandálias tipo Ryder. Traga também meias extras;
Boné, jeans, short, camiseta e agasalho são ideais. No início e final do dia há o frescor da serra, conte sempre -5ºC em relação à capital gaúcha.
Se você usar repelente e protetor solar, ficará mais protegido. Lembre de trazê-los. Mesmo no inverno há bastante incidência de sol.
Não esqueça de trazer máquina fotográfica e seu carregador, há muito o que se fotografar por aqui.